II Grande Corrida de Cavalos - Competição Garranos e Trotadores


Paralelamente ao Cortejo Equestre, realizou-se também uma parte de competição neste evento.
Da parte da tarde do dia 31 de Agosto houve Corridas de Cavalos Garranos e Trotadores.
Garrano é uma raça de cavalos nativa do Norte de Portugal, utilizada desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Habita actualmente em estado semi-selvagem nas zonas da serra do Geres e da serra da Cabreira, tendo em tempos habitado o Minho e Trás-os-Montes donde é oriundo. É uma espécie protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo. Hoje o "Garrano" encontra-se não apenas no meio selvagem mas também na posse de alguns criadores particulares, que actualmente já vem a aumentar o seu numero devido 'as caracteristicas do cavalo (dócil para com as crianças, inteligente, trabalhador, de fácil treino). Esta espécie de cavalo é ainda hoje utilizada neste tipo de corridas de cavalos muito peculiar e muito popular em Trás-os Montes e Minho. Trata-se da corrida em passo travado, ou somente travado e que consiste em o cavalo deslocar-se com os dois membros do mesmo lado ao mesmo tempo, que não é de todo a forma de qualquer animal quadrúpede se deslocar. O Garrano aqui demonstra uma aptidão fora do vulgar para a aprendizagem e execução deste tipo de andamento.


Quanto aos Cavalos Trotadores mais propriamente a sua forma e movimento, o "Trote" é um tipo de passo diagonal, no qual as quatro patas do cavalo se movem par a par, uma anterior com a respectiva posterior oposta. Ou seja, a anterior direita avança simultaneamente com a posterior esquerda e vice-versa.
No meio-tempo entre estes dois períodos, há um momento no qual o cavalo fica com as quatro patas no ar, e sensação de impacto surge quando as patas voltam ao chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário